Contra censura nos <em>media</em>

Uma petição subscrita por 115 trabalhadores dos quadros de pessoal da France Television exige uma informação equilibrada em torno do referendo sobre a constituição europeia.
O texto, intitulado «O não censurado nos media, já basta!», foi divulgado na quinta-feira, dia 5, acusando quer as empresas de serviço público quer as estações privadas de «falta de objectividade e de matraqueamento a favor do sim, a pretexto de fazer pedagogia».
Os subscritores consideram que «a ausência de pluralismo, a opção por animadores em detrimento de jornalistas e a deriva para a informação-espectáculo contribuem para a desinformação, colocam em perigo as nossas profissões, agravam o descrédito sobre o jornalismo».


Mais artigos de: Europa

Contra a regressão de direitos

O projecto constitucional europeu faz tábua rasa de importantes direitos sociais conquistados pelos povos de diferentes países e consagrados nas respectivas constituições.

Vitória amarga

A vitória histórica dos trabalhistas nas legislativas de quinta-feira, dia 5, voltou-se contra a figura de Tony Blair acusado pelos seus pares de ser o responsável pela acentuada descida eleitoral.

O «não» em França

É fundamental acompanhar a evolução do debate, em França, em torno da dita constituição europeia, visando o referendo de 29 de Maio. Recentemente, a convite do PCF, participei numa importante sessão, próximo de Clermont Ferrand, no centro de França, com largas centenas de pessoas, incluindo alguns emigrantes portugueses,...

O «não» à frente na Holanda

Uma sondagem divulgada segunda-feira, dia 9, aponta para um aumento do «não» na Holanda, em relação a estudos anteriores. O inquérito, da responsabilidade da empresa Maurice de Hond, conclui que 42 por cento dos eleitores pensa votar «não» à constituição europeia no referendo de 1 de Junho.Trata-se de uma subida de dois...